quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pumptrack X Chuva: Prós e Contras

Infelizmente não é todo mundo que vai conseguir construir um pumptrack coberto (É o que eu mais quero no momento!) então, pense na possibilidade de já criar seu pumptrack com um escoamento devido para a água da chuva.

A chuva tem suas vantagens e desvantagens:

Vantagens - Se chover normalmente um dia ou dois no máximo, o terceiro dia é o dia ideal para você fazer alguma alteração, obra ou reparo nos obstáculos já compactados, porque eles ficaram mais fáceis de mexer, visto que teve infiltração de água e a terra fica mais mole.
OBS: Se chover demais e ficar muito enxarcado, não mexa, pois você não conseguirá moldar as rampas, vão virar montes de barros e lamas.
Espere uns 2 dias de sol para secar um pouco.

Desvantagens - o final do parágrafo acima já diz o motivo, pois a chuva deixa os obstáculos moles, muita chuva, deixa muito mais moles ainda.

É um grande erro andar no pumptrack com ele molhado:
- Você não conseguirá fluir em suas linhas;
- Você destruirá seu circuito (o pior de tudo é isso!);
- Você provavelmente vai cair, se sujar e/ou machucar.

Ao construir um pumptrack, o que você mais quer é terminar e andar logo. Além de cuidar da construção perfeita dos obstáculos e linhas, reserve um tempo pensando em como escoará a água da chuva. Isso é importante pois as poças d´água irão se concentrar exatamente entre um obstáculo e outro, formando depois, uma lama que não te ajuda em nada, te impede de fluir. O terreno tem que estar compactado e seco para você atingir boas velocidades e passar perfeitamente pelos obstáculos.

Se você construir seu pumptrack acima do chão, deixe um caimento no terreno e no meio dos obstáculos para um lado onde a água deve correr.
Se você construir cavando o chão (ainda não conseguir fazer um assim), acredito que vc deva pensar em algum sistema de drenagem principal usando canos fazendo um caímento para algum lado descompensado do terreno.

Se você não pensar nesses detalhes, vai acabar construíndo uma piscina que ninguém vai usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário