segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Churras Pump Beneficente: um sábado especial!


Quando as coisas são organizadas para "o bem", tudo ajuda.
Após 7 dias seguidos de chuva, o tempo deu uma trégua na sexta, dia 11, para secar o pumptrack e o sol veio forte no sábado, dia 12, para que o evento acontecesse.
No Domingo, 13, o tempo ruim voltou à cidade e a chuva caiu com vontade.

Mas voltando ao Sábado...
O dia estava lindo e a pista estava com um grip muito bom. Por volta das 11 da manhã, os amigos foram chegando e já se via uma boa movimentação no pumptrack.
Como era uma confraternização e não um evento tipo competição, não tinha nada muito específico, só tentamos organizar umas áreas para ficar o pessoal, outra para deixar as bikes e assim fazer com que a pista ficasse sempre livre para que não houvessem atropelamentos e acidentes. E parece que funcionou. Nada de grave aconteceu e todos se divertiram bastante.
Quem estava afim de tomar uma cerveja, fez uma "vaquinha" e compraram uma cx de cerveja, já quem estava com fome, agilizou umas carnes pra fazer na churrasqueira que estava disponível para todos, afinal era esse o combinado e deu tudo certo.
O clima estava tão agradável que ninguém se importou em fazer fotos especiais ou a brincadeira de Best Line.

Apesar de estar sobrando equipamento na pista, a única que não estava andando de bicicleta e que se animou em registrar o evento, foi a Roberta Muller, jornalista de um jornal da cidade, amiga do pessoal e namorada do fotógrafo Rafael Buys - você pode conferir todas as fotos que Roberta tirou no meu Flickr - é só clicar aqui!
Durante todo o dia vários amigos passaram por lá, deram um rolé, se divertiram e ficaram de voltar. Entre eles: Rean de Mello de Niterói, Leandro e seu amigo do Rio de Janeiro e Diogo China de Juiz de Fora MG, que agilizou um esquema de colocar sua bike desmontada na moto e vir para o evento.

China nos deixou sua impressão sobre o Pumptrack e tudo mais:
Saí de Juiz de Fora em um esquema ninja-trans-moto-bike rumo à Petrópolis. Depois de 130 quilômetros descobri que o esquema era mais seguro e confiável do que imaginei que seria. Sinal de que isso poderá acontecer com mais frequência.

O "evento" foi lindo, sábado de sol para alegria de todos. O lugar é I-R-A-D-O e tem um potencial incrível. Acho que o churraspump poderia acontecer com frequência mensal e com a participação de cada vez mais pessoas.

Existe a estrutura completa da pista, 2 áreas cobertas que podem funcionar como palco de som (seria foda para os rolés), lounge e até um bar para venda de bebidas e alimentos. Além disso, a proximidade com a Pedal Livre pode funcionar como esquema de reparos imediatos para os problemas na bike. Com isso ganham todos.

Acho que quanto mais gente melhor (com um esquema organizado para as voltas na pista). Se rolar uma divulgação do evento, conseguiremos reunir, 20, 30, 50 pessoas ali. Vai ser TOP! (Imaginei que o Churraspump poderia até ter entrado na parte de eventos de alguns sites fácil fácil)

Para mim faltou ritmo. Faltou base. Cerca de 6 anos afastado das bikes me fizeram muita falta. O pumptrack cansa, de uma maneira que eu nunca imaginei que cansaria. O treinamento ali é bastante intenso e exige um tipo de base que eu nunca tive. Mas não tenho dúvidas que poucos dias ali já deixam a pessoa no ritmo e com uma base legal na pista. Além disso, o pumptrack possibilita o rolé de qualquer um (cada um na sua base).

Acho que existem pontos críticos na pista. Um é proximo as garagens. Tive muita dificuldade em embalar ali porque existe um espaço muito grande entre relevês logo após a saída da curva). Acho que um releve mais alto ou uma sessão com 2 ou 3 pequenos ali logo após a curva vai dar um turbo nas bikes para ambos os lados e deixar a pista ainda mais completa e divertida em ambos os sentidos.

Na parte dos relevês da parede: Os dois são altos, descer é uma beleza, mas subir até o topo deles é complicado para quem ainda não pegou a mão do negócio especialmente porque de ambos os lados se entra nele após uma curva.

Acho que as paredes das curvas podem ficar um pouco mais altas. Isso vai deixar a curva mais rápida, mais segura e vai funcionar como embalo de velocidade para o próximo obstáculo.

Uma idéia me veio a cabeça agora: uma largada em uma caraia (quarter) de 45º feita de madeira ou terra. Os bikers se posicionam lá em cima e descem já no ritmo para a pista.


Rean de Mello também fez seu comentário:
Pista top! Cada dia a galera está a aprimorando, com diversos novos obstáculos, aumentando assim o nível técnico da pista. Recomendo!

Bom...
agora é anotar as sugestões, reunir os amigos que queiram fazer um trabalho braçal e organizar próximos rolés. Não esqueça de conferir as fotos no Flickr.
- Tenho aqui uma saca cheia de brinquedos para doar às crianças carentes. VALEU!
Abraços a todos e obrigado pela presença aos que compareceram!

Um comentário:

  1. Acho sinceramente que já vale marcar a data para um próximo encontro. Quem sabe um carnaval alternativo no Pump Track? tô dentro!

    Com data definida e programação armada, vamos divulgar e somar o maior numero de pilotos.

    sábado para treinos e reparos na pista. domingo para um "mini evento".

    Vamos lotar o pump. Vai ser lindo.

    Como eu disse: o lugar tem um potencial incrível.

    ResponderExcluir