terça-feira, 15 de março de 2011

VDL... e vai nascendo nosso Bike Park

No último Domingo fomos para o VDL com a intenção de continuar a reforma do circuito dos Pinheiros, que é a 2ª parte da pista de DH. A 1ª parte, acima do platô, com a largada, é um trecho de alta com raízes que ainda vamos lá analisar.
Trabalhamos tanto que as fotos foram até esquecidas! Fiz uma na hora que cheguei às 9:00 h e não fiz mais até a hora de ir embora às 15:00 h. Foi muito trampo e muita gente chegou na intenção de ajudar, por isso tanta coisa foi feita em um tempo razoável.
Eu (Jony) e Amplus fomos os primeiros a chegar; veio então o Diogo Perereca com o Junior JR, Macaco, Knob e Shimura, e depois apareceu o Ralf e o DasTrevas.
Aproveito e agradeço a esse pessoal que ajudou bastante e fez muita coisa com a gente!

Tentando exemplificar e mostrar como ficou essa parte, vou descendo a pista e falando:
Sai do platô...

Descendo - Curva para a Esquerda;
Retinha - Calombo/Jump;
Relevezão pra direita em declive - Construído uma semana atrás e recebeu um UP, ficando muito melhor sua entrada e saída;

 Ralf usando o relevê assim que foi construído. Já está melhorado!


Roller na retinha- feito semana passada com passagem lateral diretita;
Jump/Roller na saída da retinha, começando a descer - Construído uma semana atrás e recebeu um UP: acabamos com a cabeça depois do pulo e aumentamos o lançante;
Relevê pra esquerda em declive - NOVO;
Jump - NOVO - existia um baixo e ruim, agora ficou TOP;
Degrauzinho;
Relevezão pra direita - Novíssimo! Levantamos do zero, pois aqui tinha uma curva off camber horrível.
Sai desse relevê e entra numa retinha...
Toda essa parte descrita até agora foi limpa, raspada e varrida. Está digna agora!


Começa aqui uma parte braba e DOWNHILL - lembramos que antes dessa parte a pista favorece a todos -, que ainda não mexemos, saindo dos Pinheiros, mas ainda no morro, em declive  - provavelmente faremos um obstáculo na retinha e depois dessa parte só receberá UP´s, nada demais, pois está ótimo pro DH:
Retinha/Curva pra esquerda descendo/degrau/vala:
- Indo pela esquerda pega degrau e drop fácil chegando pelo lado esquerdo do Road Gap curto/alto;
- Indo pela direita faz curva leve pra esquerda e sai de cara pro Road Gap curto/alto;

Mexemos no Road Gap!
O Road Gap tinha sofrido avarias com as chuvas de duas semanas atrás, tendo sua base desmontada, pois não tinha sido feita a contenção anteriormente por quem o construíu, assim limpamos o que caiu e socamos a base e colocamos escoras. Provavelmente está pronto. Knob, Perereca e Junior jumparam e aprovaram.

Foto feita duas semana atrás.


Recepção do Road Gap
Tinha uma cabeça que não atrapalhava, mas não passava confiança e pros menos experientes poderia atrapalhar, então ela foi raspada e acertada o encaixe do pulo. A terra que saiu dali, tampou o buraco falho que fazia com a outra parte dessa recepção, encaixando melhor na ondulação que tem ali antes de um Relevê pra esquerda.
Essa parte considero crítica, mas não teve UP aqui ainda.
Acompanhe:
- Você pula o Road Gap, cai em descida, mergulhando em algo tipo 2 rollers gigantes, sendo que o 1º já raspamos a cabeça, mas o 2º tá lá e é curto, dando de frente para um relevê pra esquerda que não está pronto (falta terra!), jogando um pouco pra cima numa reta curva que tem um DROP seco de quase 1.80m pra direita. Isso tá muito errado (digo ruim de andar e fluir, diferente de uma pista boa de DH) ao meu ver e vamos melhorar pro pessoal.
Saindo daqui,. ainda tem um platôzinho que tem que ir pra direita e entrar no tobogã até o drop pra entrar na Pista do Perereca, que é a parte 3 da pista, sendo a 4ª e última o estradão até a civilização.

Com as últimas forças e ainda muita vontade de deixar tudo fluindo, finalizamos nosso dia de obra tentando melhorar justamente esse drop citado acima e já encontramos a solução. Vamos encher o relevê, raspar a subida e jogar esse drop seco para algo tipo um "mergulhão", tudo fluíndo.


Essa semana que chega agora é uma pausa pro rolé e voltamos em seguida às obras. Difícil é ficar sem fazer, pq a ansiedade é grande de ver tudo ficar pronto.

Agradecimentos mais uma vez a todos que foram lá e levaram suas ferramentas para ajudar.


E mais uma ideia pra todos que frequentam o VDL:
Você é diretamente responsável por aqueles que convida para ir lá andar de bike, então ensine a eles as boas maneiras e regras de conduta do local. Incentive a compartilhar das empreitadas ou a ajudar de alguma forma, avise que se por descuido ou acidente estragar algum obstáculo, que ele deve consertar e não esqueça de lembrar também que ele tem que levar de volta todo o lixo que produzir. Pelo menos isso, né?


Abraços!

19 comentários:

  1. EH ISSO AI JONY TAMO JUNTO!!! DESCREVEU MUITO BEM!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Perereku!
    Vc pegou o espírito da coisa, bora fazer logo a VDL WC.
    (Tô com ideias pra 1ª parte da pista já, falta só ir lá ver e analisar se o que tô sonhando é possível!)

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Jony, vamos marcar um rolé com o pessoas sem preocupação com acerto de pista, só por diversão, e nesse rolé marcamos o próximo upgrade na pista, pois realmente a união faz mais que açúcar...
    Quanto as reformas e upgrades achei perfeito, o road gap ficou um cadinho mais pra trás, fazendo ele ficar mais técnico porém com um melhor encaixe na recepa. Os releves mais pra cima ficaram técnicos, pois a velocidade que se chega neles é muito alta, e a parte depois da pista do perereca depois de acertada ficará perfeita.. VAMOS MARCAR UM ROLE FIM DE SEMANA GALERA ! Abraços a todos !

    ResponderExcluir
  4. Valeu Buys!
    Knob, os relevês ao meu ver, e te vendo passar neles, ficaram ótimos. O Road Gap, sinceramente eu não queria mexer pq teimaram antes q tava bom e etc, mesmo com acidentes acontecendo, mas a chuva destruiu e ficou aquilo feio e mais errado ainda lá, aí não dá pra deixar as coisas assim. Temos q cuidar de tudo! Não fizemos nada demais, apenas socamos ele, pra não desmantelar e colocamos escoras que não tinha, ou seja, as coisas poderiam descer de novo a qualquer momento. Bom, vc viu e ajudou, tb limpamos o lugar pra manter tudo organizado e vamos q vamos. Nesse FDS quero ir andar. Nos falamos, abras!

    ResponderExcluir
  5. O.k desde ja te falo que pretendo ir lá sabado, pq domingo eu devo ir andar na pista do carioca.. caso eu não vá, meu treino será no vale domingo também. caso marquem algo ja pra sabado me da um toque pelo face !

    ResponderExcluir
  6. eh, e quanto ao road, tem que escorar ele bem firme e com calma mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Acho q ele ficou mais seguro assim. A ponta que caiu com a chuva, jogava vc´s lá embaixo já no relevê q num existe, aí era fácil machucar. Ao meu ver tá pronto o Road, porém cabem muitos ajustes ali pra baixo, linkando com a Pista do Perereca.
    Devo ir Sábado tb! ;)

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de poder ir com vcs la nesse proximo fim de semana, mas estarei indo para a copa sudeste em brigadeiro bike park!!! Gostei de sentir a vibração de todos andando e construindo. amo vcs!!! ahahahahha...
    tamo junto!!!
    bike na veia!

    ResponderExcluir
  9. Como knob disse; a união faz mais que açucar!!!
    todos para um bem maior!!!

    ResponderExcluir
  10. ... POW A PISTA EH NOSSA GALERA! EU SO FIZ UM NOVO CAMINHO, SEM PREJUDICAR A NATUREZA, LIMPANDO APENAS O CHÃO... E MUITOS LA AJUDARAM...
    TAMO JUNTO!!!

    ResponderExcluir
  11. Hahaha
    já que o "Di-O-Go" num quer que a parte 3 seja chamada de Pista do Perereca, fica assim:

    1ª parte: Topo
    2ª parte: Pinheiros
    3ª parte: Floresta
    4ª parte: Estradão

    O que acham?

    ResponderExcluir
  12. Ótima nomenclatura! Não vejo a hora da chuva dar um refresco para transformarmos tudo aquilo em pó!

    ResponderExcluir
  13. Agora eh tudo nosso!!!
    bom role para todos, no vdl.

    ResponderExcluir
  14. Qual vai ser de sabado??? vamos cedo ou nem tanto??

    Só devo poder ir sabado, domingo to planejando ir dar uma olhada na pista do carioca.. vamos decidir a hora pra ficar combinado.. abç

    ResponderExcluir
  15. Tô pensando em ir de tarde. Semana inteira acordando cedo.
    Se o sol firmar mesmo num vai dar ruim não, aí de tarde tá certo.
    Se ficar naquele esquema "Só Deus Sabe", é melhor ir de manhã pra não arriscar perder o dia. Mas tô apostando no Sol!

    ResponderExcluir
  16. beleza... vamos firmar então. de tarde é bom que se rolar sol vai estar mais freso.. abç

    ResponderExcluir