segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um dia de pumptrack: sempre diferente, sempre ótimo!

Alguém que não conhece já deve ter se perguntado como um dia de pumptrack pode ser sempre diferente se a pista é a mesma e basicamente não muda se você não fizer uma reforma. Mas é!

Muda-se o clima, muda-se os amigos que estão andando, mudam-se as metas, muda muita coisa, mas o rolé é sempre ótimo.

Aprovadíssimo!

O pumptrack te oferece a possibilidade de melhorar a tocada (Sua técnica de pilotagem), melhorar seu condicionamento físico (Quanto tempo você consegue andar e quantas voltas consegue dar?), te tornar mais criativo (depois da linha principal, quem cria as demais é você! Errou uma linha? E agora? Vou pra onde e vou fazer o que sem perder o flow?)

Três possibilidades de crescimento em cima da bike com uma condição maravilhosa que é a diversão!

Seja num dia de rolé sozinho, num treininho simples ou numa session com os amigos, um dia de pumptrack vai ser bom em todos os sentidos.

Meus brothers do MTBoard detonam no pumptrack.

Não existe regra, mas eu costumo dividir meu rolé no pumptrack assim:

Se tenho pouco tempo:
Me preocupo em girar na pista como um todo, fazendo as linhas básicas e as diferentes que já conheço e sem pressa, sem inventar muito pra usar esse tempo como uma forma de condicionamento em cima da bike, pois não há nada melhor do que praticar um exercício físico aliado ao esporte que você gosta.
Quantas pessoas você conhece que diz que não vai pra academia porque acham chato? Então. Se você gosta de andar de bicicleta, essa é uma boa oportunidade de cuidar da saúde fazendo um esporte que você curte.
Outra observação que faço é que "pouco tempo"pra andar num pumptrack também significa "muito tempo". Pra quem não entendeu: 10 minutinhos andando, fazendo intervalos pequenos, funcionam muito bem!

Se tenho pelo menos duas horas de pumptrack:
Esse é o tempo bom pra uma sessão de pumptrack, seja sozinho ou acompanhado.
Dessa forma posso começar aquecendo, apenas fazendo a linha principal e as já conhecidas, depois parto pra coisas específicas. Do tipo:
Se você tiver o mesmo tempo, pode fazer os intervalos entre os treinos dos amigos, caso não esteja sozinho; pode separar uns minutos pra treinar uma passagem diferente entre um obstáculo e outro melhorando assim sua técnica de pilotagem; pode buscar linhas diferentes, pois elas são intermináveis; pode fotografar e filmar, seja pra ver como está andando ou pra compartilhar as imagens com os amigos - colocar uma câmera de vídeo te gravando numa passagem nova que acabou de aprender, ajuda muito na sua evolução, podendo corrigir erros simples facilmente.

Se tenho o dia livre:
Faço tudo o que citei acima e ainda tenho tempo pra ver os amigos andando (aprendemos muito com isso), trocamos ideias sobre as linhas (mais conhecimento), faço fotos e vídeos de todos e consigo relaxar e refletir sobre as próximas aventuras.

Descanso merecido no final do dia no Trilhas do Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário