segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PILOTOS x MARCAS: WTF?



Difícil entender o que se passa na cabeça de alguns pilotos brasileiros.
Já ouvi que o problema do brasileiro é não ter culpa de coisa alguma, porque a culpa é sempre de alguém, de um terceiro, menos dele.
Tal qual a Copa do Mundo. Não foi a Seleção Brasileira que perdeu, foi alguém que prejudicou, alguém que roubou, alguém que ferrou tudo e todos.
E concordo bastante com essa questão.
Entre tantas coisas que falam e que ouvimos, está a triste constatação da falta de consideração de muitos que recebem produtos de marcas, descontos para adquirir bicicletas como apoio, e outras formas de suporte.
Tanto aqui, quanto em outros países é sabido pelo pessoal do meio e que costumam viajar, que não são todos os pilotos que ganham tudo de graça, muito menos salários de marcas famosas para estarem em importantes equipes mundiais, quem dirá de pilotos tops que não encabeçam isso. Muitos pensam (errado) assim. Aqui no Brasil então, com nossa economia fica mais difícil ainda imaginar esse quadro. O que se costuma fazer aqui é apoiar alguém com descontos em bicicletas, bônus em dinheiro por vitórias, dar kit de produtos e roupas mensal ou anual, e isso é justo se ambas as partes estão de acordo. Tem gente que se apoia (piloto x marca x piloto) por afinidade e amizade, sem ao mesmo existir alguma forma de pagamento envolvida.

Vale citar que já vivi experiência onde uma equipe era cobrada por terceiros de ter que apoiar piloto local. Primeiro que isso não é uma obrigatoriedade imposta por alguém, segundo que não é apenas resultado que fará você ser apoiado por alguma marca, e terceiro que "afinidade" conta muito mais do que pódio.
Conhecer alguém dentro de tal marca ou empresa ajuda, ter resultados expressivos conta, se comportar decentemente é necessário, mas nada disso ajuda se você não está em sintonia diretamente com os envolvidos.
Outra questão é o marketing pessoal que deve ser feito, porém de forma sensata e não sem nexo ou mesmo exagerada. Isso cria uma imagem bem diferente do que muitos pilotos imaginam. Tanto positiva se feito de maneira certa (tem piloto que não faz nada!), como negativa, sendo feito errada (Inventando, forçando, exagerando!). Isso ajuda a conseguir algo ou então vai te prejudicar muito!

A boa vontade e desejo de fazer algo para ajudar algum piloto ou equipe é enorme, porém é muito maior em boa vontade do que capacidade de muitos, porém sempre que alguma marca consegue "doar" algo, fazer a "entrega" propriamente dita de algo pra algum piloto, essa marca merece respeito.
Muito se ouve falar pelos cantos que fulanos e ciclanos (marcas X, Y, Z e etc) é isso ou aquilo, com calúnias e xingamentos simplesmente desmerecendo quem já lhe apoiou um dia. E o pior de tudo é ser sem motivo algum. Triste essa constatação, porque é algo que já vi e presenciei em diversos momentos do esporte durante anos. Entra ano e sai ano, aparece e some piloto, mas esse vacilo, perpetua.
Só pra citar, o mesmo descaso acontece com Parks (que também são marcas) para a prática do esporte, onde pilotos locais não fortalecem, não comparecem, nada! Mesmo tendo ótimas pistas, estruturas, conforto, tudo a preços irrisórios diante do benefício.
É bem provável que algumas marcas não apoiam/patrocinam pilotos por esse motivo. Você já parou pra pensar que o APOIO é uma via de mão dupla? Os dois tem que se dar bem!
É capaz de tantas outras marcas um dia deixarem de apoiar, porque ninguém é de ferro. Se apoiam/patrocinam alguém é porque querem ajudar, e quem ajuda, seja da forma que for, não pode ser desrespeitado. E essa ajuda não é uma obrigatoriedade. Só se ajuda com o que pode durante o tempo que é possível. Quem recebe essa ajuda deveria sempre agradecer e respeitar essa atitude.

E sobre Pilotos X Eventos? Acorde e aguarde o próximo Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário