terça-feira, 17 de maio de 2011

Pumptrack? Pra que serve isso?

Algumas pessoas não devem entender a funcionalidade de um pumptrack, então esse vídeo exemplifica pra que serve um pumptrack no seu rolé diário, seja de Freeride, Downhill, até Cross Country e claro, englobando tudo isso o All Mountain.


Pumping the Trail from nsmb.com on Vimeo.


Pumptrack = Centro de Treinamento
Pode levar fé nisso!

No brasileiro de Paraíba do Sul em 2010, construímos uma pista para fazer um encontro dos atletas; um amigo e piloto, numa rodinha de renomados pilotos brasileiros perguntou normalmente se o pessoal depois dos treinos iria lá no pumptrack dar umas voltas; um conhecido piloto respondeu em alto e bom tom: "PUMPCU! Quê pumptrack o quê..."
Não sei se ele disse isso desdenhando, por arrogância mesmo ou pura ignorância.

Já nosso querido amigo Markolf Berchtold disse num seminário anos atrás aqui em Petrópolis:
- "Tem que andar de rigidinha! Tem que ir na padaria, fazer dirt, dar rolé na rua, seja lá o que for, mas tem que andar de rígida porque dá muita base." (E isso nem sem entrar no mérito do pumptrack, que em 99% dos casos é utilizada no pumptrack!)
E Markolf repetiu algo parecido recentemente no RedBull Pump Riders - competição de pumptrack que colocou pumpeando lado a lado nas pistas bikes aro 20 e 26.

Como todos são livres para acharem o que é melhor para cada um, fica aí os pontos de vistas diferentes e o vídeo mostrando na prática o que pode um pumptrack fazer por você dando um UP em seus rolés.

3 comentários:

  1. Eu mesmo quando vou andar no VDL, faço toda minha linha após a largada, sem pedalar e lá não é só descida. Tento sempre ir no "FLOW" e tem dado certo. Eu gosto mais e acredito que dá um UP na técnica procurando a cada descida "acelerar mais no pump" nos trechos que nos rolés anteriores não foram tão fluídos.

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  2. Segundo o grande mestre super skilled Brian Lopes existem três níveis de pilotagem que se resumem a mais ou menos isso:
    1º nível- você vai todo duro, tipo passageiro da bike e reza pra não cair ou acha que está no controle mas na verdade sua bike está fazendo o trabalho por você.
    2º nível- você já tem algum tempo de bike e aprendeu com seus erros e temores e adquiriu uma noção de frenagem e começa a soltar mais os freios nas horas certas e entender a importância das retomadas e seu rolê começa a ficar mais fluído e divertido.
    3º nível- você tem TOTAL CONTROLE da sua bike e além de saber frear e transpor obstáculos também tem a visão de uma ou mais linhas onde usar os obstáculos vai gerar mais velocidade e reduzir o esforço, é aí que entra a técnica do PUMPTRACK aliada ao seu rolê.
    Não ter conhecimento disso é natural pois nem todos os pilotos tem disposição suficiente para agregar um treino específico junta ao seu treino de DH mas não admitir os benefícios desse tipo de treinamento é fazer questão de ser considerado um idiota.

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