sexta-feira, 30 de outubro de 2009

As matérias-primas do Pumptrack

Falando em terra muito molhada no post anterior, tenho visto alguns vídeos e percebi que a terra de vários lugares pelo mundo, parece ser mais seca do que a nossa.
- Claro! Vai ter uma diferença de terreno sempre, né? (Geografia!)
Com isso, percebi que algumas pessoas devem ter dificuldade de "firmar bem" os obstáculos.

Bom, desde que comecei a andar de Dirt e fazer pistas, percebi que a mistura de terras era fundamental para deixar um obstáculo perfeito e com o "cimento" certo.
Alguns elementos da natureza ajudam muito na hora de construir um obstáculo.

Minha primeira rampa foi visualizada por conta de um entulho que existia próximo à minha casa.
Como eu NÃO sabia jumpar, não tinha muito tempo disponível, e não conseguia andar na pista dos outros, eu resolvi fazer essa rampa perto de casa por vários fatores, são eles:

-Havia o espaço;
-Apareceu um entulho (de obra com terra e pedras) próximo ao lugar;
-Eu gostava de Jumps, não sabia saltar, queria aprender, mas isso era difícil nas pistas existentes por conta do tamanho dos jumps;
-Precisava andar sempre, pois só conseguia aos finais de semana e tinha pouquíssimo tempo disponível de segunda a sexta-feira.

Então uma rampa ao lado de casa seria perfeito, seria a solução!

Com essa história, tento incentivar as pessoas a construírem suas pistas, sejam elas um pumptrack ou não, a grande questão disso tudo, é que a base é a mesma para a construção dos obstáculos:
1º vc tem que querer fazer - ninguém vai fazer nada para você, principalmente se o nível técnico de seus amigos for muito maior que o seu. Eles não vão fazer uma mesinha de 40 cm de altura, se eles podem fazer um duplo de 1 m e meio de altura com vão de 3 m para a outra rampa, por exemplo... Dificilmente vc encontrará pessoas tão compreensívas assim.

2º vc tem que aproveitar as oportunidades (tava tudo ali à minha disposição, o momento era aquele).

3º tudo tem um começo - esqueça vergonha e faça algo justo ao seu nível técnico. Se vc não sabe pular rampas, faça uma rampa pequena, uma mesa. Com o tempo essa mesa vira um duplinho, aumenta de proporção gradativamente, tal qual seu nível.

A matéria-prima principal da contrução da sua pista era no ínicio de post apenas a TERRA, com nossa conversa passamos por outras coisas necessárias - essênciais -, reforço, como sua força de vontade e empreendedorismo, para chegar nas demais: pedra, madeira, ou até mesmo entulho propriamente dito.

Usando minha 1ª rampa novamente como exemplo (não use-a como receita, cometi vários erros que tentarei corrigir no próximo post):
Não tinha muita terra e tinha muito entulho, então o entulho-lixo eu usei para fazer a base da rampa e o meio, assim eu preencheria o espaço em sua maior parte e a terra eu jogaria por cima.
Reservei as pedras melhores e maiores para fazer as paredes das rampas e fui cobrindo de terra.
Como a rampa era pequena, a terra que eu tinha foi suficiente, mas para uma reforma eu teria que conseguir mais terra e aprenderia mais coisas com o meu erro inicial, que foi (vou só adiantar): encher de entulho e pedras, desordenadamente, o meio, ou seja, a mesa, pois se vc tem a intenção de transformá-la num duplo futuramente, vc terá problemas ao desmontá-la.
Se a intenção for ampliá-la, torná-la maior, isso não será tão problemático.

Até o próximo post, enquanto isso, vá planejando onde fazer seu pumptrack.

2 comentários:

  1. po cara a pista ficou show de bola..
    irada pelo menos ...3 vezes por semana eu passo la para da uma treinada no circuito...
    parabens!!pela pista ;;

    ResponderExcluir
  2. Valeu Igor! Essa semana saíram novas linhas e é bem provável que eu faça mais alguns obstáculos que já tenho em mente.
    Abraços!

    ResponderExcluir