sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pumptrack dá uma base heim...

Já fazia um certo tempo que eu não dava um rolé pra longe, e no domingo de Carnaval encaramos um pedal de 40km, sem contar o rolé que se dá no Vale da Lua, que é o foco dessa pedalada.
O Vale da Lua é o lugar ideal para a construção de um Bike Park, pena que é uma propriedade particular, porém abandonada, que é muito utilizada por motos (ruim demais isso!) e por ciclistas de XC e também DH para treinos.
Não existe lá trilhas específicas para tais modalidades, mas são tantas linhas e caminhos, que todo mundo consegue se divertir e treinar, além de subir ou só apenas descer o morro.
Eu tenho que confessar que apenas ía ao VDL e voltava, sem andar pelas trilhas lá, pois ficava curtindo o visual e descansando para fazer bem a pedalada de volta, só que dessa última vez me surpreendi ao ir conhecer um caminho que tem em volta do morro e adorei a brincadeira.
Os rolés no pumptrack ajudaram demais nessa trilha, pois ela corta o morro pela direita com direito a um Downhill, um single track e um traçado final bem legal que me deixa a imaginar e sonhar como deve ser andar na famosa A-Line de Whistler. Só por aí vc sente como deve ser a brincadeira né? Humilde, londe de ser uma A-Line, mas que te faz desejar que ela tivesse uma extensão de pelo menos umas 20 vezes mais do que ela tem.
Esse trecho vou apelidar de Mini A-Line, ou como diz o Moraes que treina no pumptrack, " A Aline". Sendo assim, a Alinezinha, é um trecho na encosta do morro, em descida suave, com pelo menos umas 3 ou 4 trilhas de moto cortando-a verticalmente. Em cada trecho que essas trilhas passam, elas fazem um calombo ( o 1º é bem alto) e você desce pela trilha fazendo uns pulinhos de lado (um ensaio de Whip), no final dela tem um Drop/descida, terminando num mesão de Motocross (antes era de Bike, mas...) que vc pula ou somente passa por ele e chega no platô do VDL, local onde tiramos essa foto:

Nossos amigos que pedalam tem bicicletas diferentes e estilos únicos de andar. Hoje eu tenho duas bikes, sendo uma rigidinha pro pumptrack e uma All Mountain antiga, porém maravilhosa e eficiente que uso para todo o resto.
Eu fui com minha AM e curti todos os rolés. Particularmente não gosto de subidas, mas as acessíveis, eu faço todas, tem que fazer né?!?!
Meu amigo e irmão Amplus Taren tem uma bicicleta de Downhill e também não viu problemas para ir ou voltar, e no VDL com certeza foi o que mais se arriscou, pois uma bike de DH sempre ajuda colocando pra baixo De Final (mas ele também está montando uma rígida para o pumptrack); e o Nilson, que recentemente adquiriu uma Santa Cruz Heckler XL, parecia que estava literalmente "passeando" em todos as partes desse grande e divertido rolé. Um conforto só!

Mas onde entra o pumptrack nisso tudo?
A palavra então que resume todo esse rolé é: BASE.
Pumptrack dá muita base!
1º que dá preparo físico por ser um ótimo exercício;
2º que você fica com a bike muito mais na mão (no controle total da situação!)
3º que tudo o que vc aprende de manobra, linha, macete no pumptrack, você aplica em todos os obstáculos que você encontra pelos seus caminhos a fora.

Quem sou eu pra falar né?
Mas me arrisco a dizer que todo atleta de mountain bike, seja XC, DH, FR, Dirt e Street, deveria praticar pumptrack.

Mais um exemplo?
Tem um menino andando no pumptrack desde a semana antes do Carnaval, sendo que ele viajou no Carnaval e voltou agora. Eu não tenho como explicar...
Simplesmente era um rolé no primeiro dia e agora, tipo, 6 rolés depois, é outro completamente diferente. O medo e insegurança deu lugar rapidamente à confiança e segurança! Só vendo pra acreditar.

PUMPTRACK dá muita BASE. Construa o seu!

4 comentários:

  1. Apoiado em genero numero e grau. PUMP da base pra tudo.

    ResponderExcluir
  2. Dá Basa e muito prepáro físico, ajudar a ter mais técnica pra passar os obstáculos no Downhill,e para quem quer apenas andar em trilhas ou se divertir. Créditos ao Jony, porque a cada dia o pumptrack evolui !

    ResponderExcluir
  3. eu quero conhecer esse local quando for a petropolis novamente. deve ser mto show.

    ResponderExcluir
  4. Realmente vale da lua é muito lega, é uma pena dos carros não poderem subir mais até o plator. E realmente pump dá base mesmo ! trwino lá e sei o quanto ele me ajuda nas provas de downhill !

    ResponderExcluir