quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Criança no Pumptrack

No último Domingo, 08, fui pro Trilhas do Olimpo com meu sobrinho, o Caíque, de 7 anos de idade (tinha uma semana q fez aniversário). Uma coisa que percebi logo de cara no primeiro rolé dele do dia, era como ele estava confiante no que estava fazendo.
Era a 3ª vez que ele ía ali, e não tinha, nem teve pressão pra andar. Nunca teve!



Na primeira vez ele pouco andava de bicicleta. Acompanhei as voltinhas com ele, segurando, explicando, mas num soltei quase nada. Eu tava com um puta cagaço dele cair e machucar, ou sei lá traumatizar, mas era cuidado mesmo.
Ele curtiu a brincadeira e no final deixei solto, mas percebi que ele contornava os rollers e ficou por isso mesmo. Andava mais no reto, brincando!
Na segunda vez comecei com atenção e cuidado, mas deixei ele andar sozinho subindo e descendo os rollers. A bike não tava muito firme na mão. Chamei a atenção pra ele mostrando que se não segurasse a bike, a mesma ía joga-lo no chão.
Deixei fazer umas coisas sozinhas, mas outras em rollers mais altos nem eu, nem ele estávamos preparados para tanta emoção.
Ficamos dias sem voltar ao Olimpo por contratempos.
Ele mudou de casa e foi pra um condomínio com bastante espaço, descobri que o que ele mais fazia pelo condomínio era andar de bike. Tudo vazio ainda, pois é um empreendimento novo, e ele tinha então um quintal enorme para "brincar".
Da portaria do condomínio pro prédio dele tem uma descida e ele focava ali nas aventuras pra pegar mais velô. Chamei a atenção pra segurar firme a bike, sem ser displicente (ele olhava pra mim, olhava pra baixo, via um troço no chão e ficava seguindo com os olhos, tudo isso enquanto a bicicletinha acelerava a mil).
Claro que dias depois ganhou um chão (tombo!). Não estava comigo, não machucou por sorte e também não traumatizou. Já tinha sido avisado que ía cair uma hora e que faz parte, mas que deveria evitar pq ía machucar se caísse ali onde estava andando rápido daquele jeito.
Nos dias seguintes o síndico proibiu as crianças de andarem pelo condomínio, (ele não estava mais animado por causa disso) e isso tá valendo até então, mas podem andar na pista de caminhada (que não é um circuito). Coisa que não faz muito sentido. Acho que isso acaba em breve!

Voltando ao Olimpo nessa terceira vez deu pra perceber que ficou mais seguro. Chegou subindo empurrando sem murrinhação, montou na bike, desceu e foi embora. Ameaçou travar num roller alto, mas foi embora devagar. Tava fazendo reto numa curva e expliquei como fazia, e fez super certo.
Fiquei mais tranquilo e deixei andar do jeito dele. Dei o toque pra ficar em pé na bike e ouviu e fez com segurança, pois ele tinha receios.
Pelo que tudo indica já posso deixar ele andando sozinho e ficar tranqüilo. Ele curte a 'brincadeira" e faz sem pressão alguma: chega dá sua ou três voltinhas; vai pra piscina, brinca, corre e etc, e pede pra voltar, equipamos todo de novo e volta pra mais duas voltinhas. Para e dispersa, vai fazer outra coisa e dps pede pra voltar e repetimos o processo.

Fico na torcida pra ele continuar gostando e querendo andar. Nem eu que sou o maior incentivador, nem a mãe dele forçamos a fazer coisa alguma. Apresentamos as ferramentas, os brinquedos diferentes e tá lá. Convido pra andar, se quiser ir, bora! Se num quiser, ok tb, é só dizer qual a boa: lego? video game? desenhar? Tamos juntos.

Minhas primeiras dicas pra ele, e acho que serve pra qualquer um que queira ver o filho ou sobrinho andando de Mountain Bike ou BMX, em terra, obstáculos, são essas:
  • Usar a bicicleta do tamanho da criança! A bicicletinha do Cacá é muito primária, mas é isso que ele precisa agora. Ele conseguiu pedalar numa Hupi Naja, com banco no talo do quadro, mas não dá pé, não dá a altura certa e os braços não ficam corretos. Então bike certa, na hora certa.
  • Não andar de bicicleta de chinelo! (Eu perdi o tampão do dedão quando criança, dos dois na verdade, várias vezes!) Coloque tênis!
  • Usar capacete se estiver andando em algum lugar complicado ou rápido ou que represente algum perigo. Dê preferência use sempre! (Criança é mestre em bater com cabeça em tudo quanto é lugar. Nem duvide do que um capote de bike pode fazer. Se estiver rápido, embola com a bike e arrasta metros. É fundamental proteger a cabeça para que se cair, ficar consciente do que está acontecendo e do que aconteceu, até mesmo para pedir ajuda)
  • Usar equipamento de proteção se vai aprender algo novo, seja descer calçada, pedalar pelo pumptrack, qualquer coisa, pq equipado vai cair e não vai dar em nada. Segurança é isso. O equipamento serve pra evitar que vc se machuque, pra vc se acostume a usar é preciso você cair com ele pra ver que num dá nada.
Eu tomei um tombaço uma vez após pular uma mesa e assim que aterrizei, já mirei pro outro pulo e pedalei. O pé tava em falso, bateu no chão, foi pra baixo da roda, eu fui desmontando em cima da bike e soquei o corpo no chão. Que porrada!
Recuperei do susto e nada aconteceu. Por sorte e cuidado, estava até de cotoveleira (Q ninguém usa!)
Depois dessa aprendi que não se deve andar sem equipamento de proteção.
  • Outra dica, que acho que a primeira vez que dei foi pro Christian Ferreira. Conto abaixo:
Ele ía no pumptrack da Pedal Livre, tinha 10 ou 11 anos, tava aprendendo a andar e tomava uns capotes numa curva lá. Só que ele ficava envergonhado e quando capotava, levantava correndo.
Fui lá num tombo e falei:
- Cara, quando vc cair, fica onde vc caiu, respira, tenta mexer o corpo pra ver se tá tudo bem e aí levanta. Se machucar, chama alguém com a mão, acenando!
Ele foi lá de novo e chão!
Fez tudo certo: Caiu, num levantou. E levantou a mão. Corri lá preocupadão e ele disse que tinha acontecido nada não, mas tava todo ralado. Eu ri muito esse dia! Foi mais engraçado do que trágico.

Já teve criança de 5 anos andando em pistinha iniciante de DH no Olimpo. Então, não tem idade. Cabe aos pais ou responsáveis mostrarem as opções pras crianças. Acredito que muitas gostarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário