terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pista de bike: uma coisa que amo fazer!

Tá aí uma coisa que amo fazer até de graça: pista de bike.
Desde o ano de 2000 que colaborei no evento Serra Extreme Downhill, passando pelo Serra Extreme II 4X & XC em 2004 onde já estive presente full time como um dos diretores da prova, é que a experiência em construção de pistas em minha vida se tornou uma constante; com a experiência vem o aprendizado e você pode definitivamente dizer que "sabe do que está falando e fazendo".


Saudades de grandes eventos, bem organizados, boa estrutura e ótima premiação: Serra Extreme II 2004.

Foram só esses dois eventos, mas no meio tempo também fiz muita coisa em matéria de DH, pista de Four-X, Dirt, rampinhas para brincadeiras e como última grande empreitada, o pumptrack. Claro... em alguns momentos ajudando, em outros sendo ajudado por amigos e também em algumas horas sozinho, apenas acreditando no sonho de fazer um plano se tornar real.

E falando em tornar sonhos em realidade, três pessoas aqui de Petrópolis, resolveram tirar do papel os planos de fazer uma pista de DH...

Hoje então fui até a Pista do Chaaii - nova pista de Downhill em Petrópolis -, lugar ainda não divulgado amplamente, por conta de seu estágio inicial, dar uma ajuda aos amigos Rafael Buys, Diego Knob e Moraes - os culpados por essa nova fase de evolução do DH petropolitano.
Foi a segunda vez que eu visitava a pista.
Na primeira vez desci a pista e fiz algumas observações, mas sem querer ser chato, já que não sou o dono da razão e nunca fui, deixando claro que era apenas minha opinião para tentar melhorar a fluídez da pista e aumentar o nível técnico, e que ficassem à vontade para mudar ou não, visto que a pista era deles e além de tudo eu não iria andar ali. - Não ando de DH! Nunca andei.

Em um dos trechos mais complicados da pista, que após uma descida e uma curva para a esquerda, havia um charco e com uma leve inclinação até pegar a outra curva para a direita passando pelas pedras.
Se não houvesse o charco, a subidinha seria mais um obstáculo técnico, ou seja, ótimo para ajudar também no treinamento físico dos pilotos.
O Moraes durante o final de semana, ao tentar melhorar esse trecho, encontrou uma nascente (por isso que havia o charco) então, a melhor coisa a fazer com certeza era cortar a pista acima da curva do charco e emendar diretamente até a curva para as pedras.
Pois bem, assim foi feito e para nossa surpresa e felicidade, a pista tomou uma nova cara com esse trecho: muitas raízes, buracos e pedras.
Com os obstáculos naturais "descobertos" literalmente, ficou muito técnico esse trecho, o que dará um UP na perícia dos pilotos que lá forem treinar.

Passando esse trecho, atravessando as pedras e o caminho tenso em seguida, há um descampado à esquerda (pista passa ao lado). Ali foi criado um jump/lançante de lado para cair na curva! Isso mesmo! Pulo TOP para fazer na malícia caindo numa curva para a direita que dá início ao trecho de maior velocidade da pista.

Resumindo,as obras/UP´s na pista foram:
Retirar o charco = nasceu trecho técnico com raízes, buracos e pedras acima dele.
Fazer o pulo = surgiu Rampa/lançante "de lado"- TOP.
Assim sendo, teve também limpeza de trechos que proporcionarão mais velocidade e exigirá mais técnica e fechamento de passagens alternativas. A PISTA É DIFÍCIL! NÃO É PARA INICIANTE.

Vou tentar explicar como ficou a pista em 3 partes, sem muitos detalhes passo-a-passo, pois só me concentrei na mata hoje:

Parte 1: Mata
Largada na mata com drop nas pedras curto, curva entre árvores fechada, tobogã íngreme, curva em off fazendo "S", mais um "S" travado, BURACO gigante pra você pular no braço, "S" travado depois e mais e mais curvas entre árvores, single tracks, offcambers e vc chega no meio da mata (chegou na parte das reformas do dia);
Meio da mata com trecho em alta, mas técnico c/ raízes, buracos e pedras, curva alta, rock garden tenso em single, trecho travado com pedras até chegar ao pulo (se for para rampa, PULE! Tem 2 metros de buraco para não cair dentro), tem q passar voando pelo pulo e cair na curva em alta, trecho em descida de terra batida em alta, até sair da mata e chegar no descampado.
Parte 2: Descampado
Descampado com muitas curvas em descida até chegar na pedreira.
Parte 3: Pedreira
Extensão do descampado que desce um nível na inclinação do terreno passando por uma pedreira com um drop em seu final, saindo no descampado semi-flat com curvas para o final da pista, ainda não definido.

Ahhhhh... a grande sacada dessa pista, independente de alguém achar boa ou não, é que tem resgate. Em apenas 4 minutos de carro andando muito devagar, o resgate está feito e você desce de novo.

Reforçando que a pista não está terminada e tem alguns planos na manga para torná-la mais completa. Estou ajudando o Buys nisso.

OBS: A Pista do Chaaii é uma pista de fácil acesso, com resgate, de nível médio para alto com diversos tipos de obstáculos até agora e que se tornará muito mais completa com o tempo.
Algumas pessoas já sabem chegar lá, portanto já reforço:
não vá lá sem equipamento de proteção, não vá sem avisar aos seus amigos e/ou responsáveis que você está lá, não FUTUQUE em nada por lá, não tire nada do lugar, não destrua obstáculos, NÃO JOGUE LIXO - garrafa pet e saco de biscoito não são biodegradáveis, NÃO SEJA BURRO! O lugar está limpo, não leve seu lixo pra lá!


Eu, Moraes e Buys no Twingo, o menor-maior carro do mundo que carregou montanha acima 3 manés, 1 carrinho de mão, 4 enxadas, 1 pá, 1 picareta, 1 facão e 1 foice.

3 comentários:

  1. Só me resta dizer uma coisa Jony.

    OBRIGADO

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  2. jony... o serra extreme foi uma das melhores provas que participei... na epoca tava aprendendo a enfrentar os duplos e havia um em especial nessa pista que foi um puta desafio legal... parabens pela iniciativa.. espero q vcs realizem uma outra prova igual e contem comigo.... IRADO o serra extreme............ saudades.

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  3. show de bola falta uma dessas na minha cidade .

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